A Associação Dark Sky® tem o orgulho de ser signatária da iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative”, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente “United Nations Environment Programme” e pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur.

 

Como signatária da iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative”, teremos em comum a visão que abordar as causas da poluição por plásticos na sua origem.

 

Comprometemo-nos a eliminar os artigos de plástico que não necessitamos; inovar para que todos os plásticos que necessitamos sejam desenhados para que possam ser reutilizáveis, reciclados, ou compostados; e circular tudo que usamos para o manter na economia e não no meio ambiente.

 

Até 2025, a Associação Dark Sky® compromete-se com

 

  • Eliminar artigos e embalagens de plástico que sejam problemáticos ou desnecessários;
  • Tomar medidas para mudar os modelos de uso único para modelos de reutilização ou alternativas reutilizáveis;
  • Envolver a cadeia de valores para seguir numa direção em que 100% das embalagens de plástico sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Tomar medidas para aumentar a quantidade de conteúdo reciclado em todas as embalagens e artigos de plástico usadas.
O que é a iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative”?

 

  A iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” une o sector do turismo, tendo como visão comum abordar as causas de poluição por plásticos na sua origem. Permite a empresas, governos, associações e ONGs tomar medidas concertadas, liderando pelo exemplo na mudança para uma circularidade no uso de plásticos. A iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” tem como objectivo combater a poluição por plásticos ao promover a mudança em direcção a uma economia circular de plásticos em operações de turismo em que os plásticos nunca se tornam resíduos, em vez eliminar completamente os plásticos de todas as operações turísticas. É uma abordagem sistémica à poluição por plásticos onde eliminamos (todos os itens de plástico problemáticos e desnecessários), inovamos (para assegurar que todos os outros plásticos são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis) e circulamos (para manter o plástico na economia).

 

Como contribui a iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” para a recuperação responsável da crise de COVID-19?

 

  O turismo é um dos sectores económicos mais gravemente afectados pela crise de COVID-19. O sector deverá encarar um declínio entre 58% e 78% em chegadas de turistas internacionais durante 2020 e tem entre 100 a 120 milhões de empregos diretos em risco. Existem impactos adicionais, que são ainda difíceis de quantificar, tais como a poluição ou ameaças à conservação da vida selvagem e biodiversidade, todos directamente ligados ao turismo.

  A crise de COVID-19 enfatizou a necessidade de fortalecer a resiliência do sector do turismo e despertou um sentido de união e interconexão entre os acionistas do turismo. Esta crise destacou quer a fragilidade do ambiente natural e da necessidade de o proteger, bem como as intersecções entre economia turística, sociedade e o meio ambiente como nunca antes na história. Representa uma oportunidade para acelerar padrões sustentáveis de consumo e produção e reconstruir um melhor turismo.

Esta crise também aumentou a consciencialização acerca da importância de cadeias de abastecimento locais e da necessidade para repensar como os produtos e serviços são produzidos e consumidos, ambos elementos chave de uma economia circular. Integrar a circularidade e melhorar a eficiência de recursos na cadeia de valores de turismo representa uma oportunidade para o sector do turismo poder abraçar um trajecto de crescimento sustentável e resiliente.   Abordar o desperdício e poluição por plástico pode ser um catalisador de circularidade no turismo através da eliminação de plásticos desnecessários, da integração de modelos de reutilização de forma segura, do envolvimento da cadeia de valores para aumentar a utilização de plásticos recicláveis e compostáveis e de colaboração para aumentar taxas de reciclagem para plásticos.

Os objetivos da iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” estão ancorados nestes princípios. Adicionalmente, apoiar a mudança em direcção à circularidade de plásticos pode reduzir o lixo e a poluição por plásticos no mar, preservar a atractividade de destinos e desencadear colaborações pre-competitivas entre múltiplos actores em tópicos tais como gestão de desperdícios ao nível do destino, que por sua vez podem ter um efeito positivo na saúde e portanto apoiar uma recuperação responsável.   A iniciativa está também consciente da elevada complexidade do uso sustentável de plásticos no setor do turismo, em resultado dos requisitos reforçados de saúde e segurança e portanto lançou o documento Orientador “Continuing the fight against plastic pollution during the tourism sector’s COVID-19 recovery” (Continuando a luta contra a poluição por plásticos durante a recuperação do sector do turismo da COVID-19).

 

Quem lidera a iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative”?

 

  Desenvolvido dentro da estrutura do Programa de Turismo Sustentável da Rede One Planet, uma parceria de vários intervenientes para implementar a SDG 12 sobre Consumo e Produção Sustentável, a iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” é liderada pelo Programa Ambiental da ONU e Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas, em colaboração com a Fundação Ellen MacArthur.

 

Qual a ligação entre a iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” e o Novo Compromisso Global de Economia de Plásticos?

 

  A iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” actua como o interface do sector do turismo no Novo Compromisso Global de Economia de Plásticos, que une mais de 450 empresas, governos, e outras organizações numa visão comum e tem como meta abordar o desperdício de plástico e poluição na sua origem. Como tal, a iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” irá implementar a visão, estrutura e definições da Nova Economia de Plásticos, para mobilizar a indústria global de turismo para acções significativas e concertadas contra a poluição por plásticos.

 

Qual o objectivo da iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative”?

 

  A iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” requer que as organizações de turismo concretizem um conjunto de compromissos concretos e executáveis até 2025:

 

  • Eliminar embalagens e artigos de plástico problemáticos ou desnecessários até 2025;
  • Tomar medidas para transitar de modelos de uso único para modelos de reutilização ou alternativas reutilizáveis até 2025;
  • Envolver a cadeia de valores para seguir numa direção em que 100% das embalagens de plástico sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
  • Tomar medidas para aumentar a quantidade de conteúdo reciclado em todas as embalagens e artigos de plástico usadas;
  • Comprometer-se a colaborar e investir para aumentar as taxas de reciclagem e compostagem para plásticos;
  • Reportar publica e anualmente sobre o progresso feito na direcção destas metas.

 

Como a iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” apoia o sector do turismo?

 

A iniciativa “Global Tourism Plastics Initiative” irá apoiar empresas, destinos, associações e ONGs através de:

 

  • Partilha de informação acerca do desafio da poluição por plásticos e das soluções em implementação em todo o sector;
  • Do estimulo de práticas de aquisição que tenham em conta a pegada de plásticos de produtos e serviços e encorajar a circularidade no uso de plásticos;
  • Da promoção da inovação e agilização de cooperação entre governos, organizações locais e negócios;
  • Da consolidação do progresso reportado por todos os signatários e estabelecer uma referência de performance;
  • Da comunicação pública das medidas tomadas pelos signatários e exposição da liderança do sector.

 

 

Mais informação:

 

 

Acerca do Programa de Turismo Sustentável da Rede One Planet

 

  O Programa de Turismo Sustentável da One Planet tem como objectivo geral melhorar os impactos de desenvolvimento sustentável do sector do turismo até 2030, ao desenvolver, promover e aumentar a escala de práticas de consumo e produção sustentáveis que impulsionam o uso eficiente de recursos naturais ao mesmo tempo reduzindo a produção de desperdícios e abordar os desafios de alteração climáticas e biodiversidade. O Programa de Turismo Sustentável da One Planet é liderado pela Organização Mundial de Turismo (OMT) com o Governo Francês (Ministério para a Transição Ecológica e Inclusiva) e o Governo de Espanha (Secretaria de Estado de Turismo) como co-lideres. O Programa de Turismo Sustentável é parte de Rede One Planet, uma parceria de múltiplos accionistas para implementar o SDG 12 em Consumo e Produção Sustentável. https://www.oneplanetnetwork.org/sustainable-tourism

 

Acerca do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

 

  O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente é a voz global líder sobre o meio ambiente. Proporciona liderança e encoraja parcerias em cuidar do meio ambiente ao inspirar, informar e capacitar nações e pessoas a melhorar a sua qualidade de vida sem comprometer a de futuras gerações. http://www.unenvironment.org

 

Acerca da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas

 

  A Organização Mundial de Turismo (OMT) é a agência das Nações Unidas responsável pela promoção de turismo responsável, sustentável e universalmente acessível. Como organização líder no campo do turismo, a OMT promove o turismo como o impulsionador do crescimento económico, desenvolvimento inclusivo e sustentabilidade ambiental e oferece liderança e apoio ao sector no avanço do conhecimento e de políticas de turismo mundialmente. https://www.unwto.org/

 

Acerca da Fundação Ellen MacArthur

 

  A Fundação Ellen MacArthur foi criada em 2010 com o objectivo de acelerar a transição para a economia circular. Desde a sua criação, a fundação emergiu como líder global de pensamento, colocando a economia circular na agenda de decisores em todo o mundo. O trabalho da fundação foca-se em sete áreas chave: discernimento e análise; negócios; instituições; governos, e cidades; iniciativas sistémicas; design circular; aprendizagem; e comunicações. https://www.ellenmacarthurfoundation.org/

 

Acerca do Novo Compromisso Global sobre Economia de Plásticos

 

  O Novo Compromisso Global sobre Economia de Plásticos une negócios, governos, e outras organizações em torno de uma visão comum e tem como objectivo abordar o desperdício e poluição de plásticos na sua origem. Signatários incluem empresas que representam 20% de todo o plástico de embalagem produzido mundialmente, bem como governos, ONGs, universidades, associações de indústria, investidores, e outras organizações. O Novo Compromisso Global sobre Economia de Plásticos é liderado pela Fundação Ellen MacArthur, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

https://www.newplasticseconomy.org/projects/global-commitment