Equipa Dark Sky®

Photo Shape Editor: https://www.tuxpi.com/photo-effects/shape-tool

Apólonia Rodrigues

Presidente Associação Dark Sky

Apolónia Rodrigues, nascida em 1973 em Aveiro, é licenciada em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro, defensora da causa animal e com especial carinho pelos “pequenos felinos”, sempre se apaixonou pelos desafios na criação de novos destinos e das tendências futuras do turismo sustentável. Iniciou a sua actividade profissional na Região de Turismo de Évora em 1998, onde implementou vários projectos até 2007. Mentora e criadora da marca destino Dark Sky® e Dark Sky® Alqueva, é actualmente a Presidente da Associação Dark Sky®, e Presidente da Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo. Coordena ainda a Rede Europeia de Sítio da Paz desde 2010. Entre 2010 e 2016 foi a co-líder da Task Force Indicators (NIT). O NIT foi criado pela NECSTouR – Rede das Regiões Europeias para o Turismo Sustentável e Competitivo, Bruxelas, Bélgica. Entre 2014 e 2016 foi membro da ETIS POOL of Experts, grupo criado pela DG Grow, Comissão Europeia, para desenvolver e testar o Sistema Europeu de Indicadores do Turismo para uma gestão de destino sustentável. Entre 2005 e 2014 foi membro do Grupo de Sustentabilidade do Turismo (TSG), grupo que criou a Agenda para o Turismo Europeu Sustentável e Competitivo, onde assumiu a co-liderança do Grupo de Trabalho Indicadores. Este grupo foi criado pela DG GROW da Comissão Europeia. Entre 2009 e 2013 foi membro do Comitê Consultivo Europeu do Turismo Eureka.

 

Prémios e Distinções Internacionais: Em 2007, o seu projecto Rede Europeia de Turismo de Aldeia, foi distinguido com o Prémio Ulysses da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Em 2016, a IDA, atribuiu a distinção de Dark Sky Defender Award. Em 2020 e inserido no prémio de The Bizz da Worldcob recebeu a distinção de World Businessperson e pelos ACQ5 Global Awards a distinção de Gamechanger of the Year.

Com o seu projecto Dark Sky® Alqueva, recebeu em 2013 a distinção de Runner Up do Prémio Ulysses e em 2019, o Bronze CTW Chinese Welcome Award. Nesse mesmo ano, o Dark Sky® Alqueva recebe um Óscar do Turismo nos World Travel Awards, como Europe´s Responsible Tourism Award 2019.

Já neste ano de 2020 em plena pandemia, o Dark Sky® Alqueva e Associação Dark Sky recebem diferentes distinções. Em Fevereiro é atribuído ao Dark Sky® Alqueva um Corporate Travel Awards, o Europe’s Leading Tourist Destination 2020, seguindo-se uma distinção atribuída pelo Business Intelligence Group, Sustainability Leadership Award 2020. Em Outubro, o Dark Sky® Alqueva passa a fazer parte do Sustainable Destinations Global Top 100 da Green Destinations. E em Novembro, recebe o ACQ5 Global Awards na categoria de Company of the Year (Astrotourism) e recebe dois Óscares do Turismo nos World Travel Awards, como Europe’s Responsible Tourism Award 2020 e Europe’s Leading Tourism Project 2020.

A Associação Dark Sky® recebe em 2020 o The Bizz e o The Peak of Success e um ACQ5 Country Awards, na categoria de Portugal – Best Practice Operator of the Year (Astrotourism).

Photo Shape Editor: https://www.tuxpi.com/photo-effects/shape-tool

Miguel Claro

Astrofotógrafo Oficial

Miguel Claro nasceu em 1977 no norte de Portugal, é fotógrafo profissional, viajante, autor e comunicador de divulgação científica, promovendo a temática da Astronomia através de palestras públicas, artigos, exposições fotográficas, sessões guiadas de observação nocturna, workshops e cursos de astrofotografia privados e em grupo. Ao longo da última década especializou-se na astrofotografia de paisagem ou skyscapes, um conceito que visa a “união” entre o Céu e a Terra valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico, e abordando de forma educativa e científica o Universo, que repleto de estrelas, passa despercebido à maioria das pessoas, dedicando actualmente também grande parte do seu trabalho a imagens que traduzem a beleza do Céu Profundo captadas a partir do Observatório Oficial do Dark Sky® Alqueva, na Cumeada. É o astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva – o primeiro destino do mundo certificado como “Starlight Tourism Destination”.  É Foto Embaixador do ESO – European Southern Observatory – (ESO Gallery by M.Claro), colaborador do site americano Space.com e membro fotógrafo do TWAN (The World at Night) representando Portugal (TWAN gallery by MClaro). Premiado em diversos concursos de fotografia nacionais e internacionais, já foi conferencista em duas edições TEDx realizadas em Lisboa e Caldas da Rainha, e no CEDIC´17 “Central European Deepsky Imaging Conference” na Áustria. É autor de dois livros, “Astrofotografia – Imagens à luz das estrelas”  (esgotado) e “Dark Sky Alqueva – O Destino das Estrelas / A Star Destination“ (esgotado), da editora Centro Atlântico. Colabora regularmente com a revista National Geographic, Astronomy magazine (EUA), Astronomy Now (Reino Unido) e Ciel et Espace (France). É representado pela agência de imagens Science Photo Library (UK). As suas imagens têm percorrido e mundo e já foram distinguidas pela NASA como APOD – Astronomy Picture of the Day e EPOD – Earth Science Picture of the Day .

Photo Shape Editor: https://www.tuxpi.com/photo-effects/shape-tool

Nuno Santos

Astrónomo e Coordenador do Observatório

Nuno Pereira Santos, nascido em Évora em 1983, desde cedo se interessou pela Astronomia. O primeiro contacto “a sério” veio na Escola Secundária Gabriel Pereira, onde foi dinamizador do núcleo de Astronomia da escola. Ainda enquanto estudante do ensino secundário foi 2º classificado nas Olimpíadas Nacionais de Astronomia 2004/2005, e 1º classificado na edição de 2006/2007.

Licenciado em Física pela Universidade de Évora, participou no projecto TRANSIT do Centro de Geofísica de Évora em colaboração com o CAUP da Universidade do Porto, onde desenvolveu observações e modelação de planetas extra-solares entre 2009 e 2013. Em paralelo, desenvolveu actividades de divulgação de ciência e Astronomia, tendo também colaborado com o Observatório de Fronteira, com o Centro Ciência Viva de Estremoz, com o Observatório do Lago Alqueva, sendo actualmente o Astrónomo residente do Observatório Oficial Dark Sky® Alqueva.

Photo Shape Editor: https://www.tuxpi.com/photo-effects/shape-tool

Rebecca Slade

Coordenadora da Sustentabilidade e Actividades

Rebecca Slade é a especialista em Turismo Sustentável e Ecologia do Dark Sky® Alqueva. Formada em Ecologia e Conservação da Vida Selvagem e com Mestrado em Turismo e Gestão de Hospitalidade da Universidade de Bournemouth no Reino Unido.

A sua paixão pela natureza e pelo meio ambiente levou-a a vários pontos do mundo, trabalhando em projectos que promovem o desenvolvimento da comunidade local com impactos negativos mínimos sobre o meio ambiente. Depois da Conservação Marinha e Pesquisa na Grécia e Madagascar, de testemunhar a batalha contra a caça furtiva em Moçambique e a Conservação de Borboletas e Desenvolvimento de Subsistência no Camboja, regressou a Portugal para ajudar a preservar os nossos céus estrelados e incentivar a sustentabilidade no Alentejo.