Equipa Dark Sky®

Photo Shape Editor: https://www.tuxpi.com/photo-effects/shape-tool

Apólonia Rodrigues

Presidente Associação Dark Sky

Apolónia Rodrigues, nascida em 1973 em Aveiro, é licenciada em Gestão e Planeamento em Turismo pela Universidade de Aveiro, defensora da causa animal e com especial carinho pelos “pequenos felinos”, sempre se apaixonou pelos desafios na criação de novos destinos e das tendências futuras do turismo sustentável. Iniciou a sua actividade profissional na Região de Turismo de Évora em 1998, onde implementou vários projectos até 2007. Mentora e criadora da marca destino Dark Sky® e Dark Sky® Alqueva, é actualmente a Presidente da Associação Dark Sky®, e Presidente da Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo. Coordena ainda a Rede Europeia de Sítio da Paz desde 2010. Entre 2010 e 2016 foi a co-líder da Task Force Indicators (NIT). O NIT foi criado pela NECSTouR – Rede das Regiões Europeias para o Turismo Sustentável e Competitivo, Bruxelas, Bélgica. Entre 2014 e 2016 foi membro da ETIS POOL of Experts, grupo criado pela DG Grow, Comissão Europeia, para desenvolver e testar o Sistema Europeu de Indicadores do Turismo para uma gestão de destino sustentável. Entre 2005 e 2014 foi membro do Grupo de Sustentabilidade do Turismo (TSG), grupo que criou a Agenda para o Turismo Europeu Sustentável e Competitivo, onde assumiu a co-liderança do Grupo de Trabalho Indicadores. Este grupo foi criado pela DG GROW da Comissão Europeia. Entre 2009 e 2013 foi membro do Comitê Consultivo Europeu do Turismo Eureka.

 

Prémios e Distinções Internacionais: Em 2007, o seu projecto Rede Europeia de Turismo de Aldeia, foi distinguido com o Prémio Ulysses da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. Em 2016, a IDA, atribuiu a distinção de Dark Sky Defender Award. Em 2020 e inserido no prémio de The Bizz da Worldcob recebeu a distinção de World Businessperson e pelos ACQ5 Global Awards a distinção de Gamechanger of the Year.

Com o seu projecto Dark Sky® Alqueva, recebeu em 2013 a distinção de Runner Up do Prémio Ulysses e em 2019, o Bronze CTW Chinese Welcome Award. Nesse mesmo ano, o Dark Sky® Alqueva recebe um Óscar do Turismo nos World Travel Awards, como Europe´s Responsible Tourism Award 2019.

Já neste ano de 2020 em plena pandemia, o Dark Sky® Alqueva e Associação Dark Sky recebem diferentes distinções. Em Fevereiro é atribuído ao Dark Sky® Alqueva um Corporate Travel Awards, o Europe’s Leading Tourist Destination 2020, seguindo-se uma distinção atribuída pelo Business Intelligence Group, Sustainability Leadership Award 2020. Em Outubro, o Dark Sky® Alqueva passa a fazer parte do Sustainable Destinations Global Top 100 da Green Destinations. E em Novembro, recebe o ACQ5 Global Awards na categoria de Company of the Year (Astrotourism) e recebe dois Óscares do Turismo nos World Travel Awards, como Europe’s Responsible Tourism Award 2020 e Europe’s Leading Tourism Project 2020.

A Associação Dark Sky® recebe em 2020 o The Bizz e o The Peak of Success e um ACQ5 Country Awards, na categoria de Portugal – Best Practice Operator of the Year (Astrotourism).

Photo Shape Editor: https://www.tuxpi.com/photo-effects/shape-tool

Miguel Claro

Astrofotógrafo Oficial e Director do Observatório

Miguel Claro nasceu em 1977 no norte de Portugal, é fotógrafo profissional, viajante, autor e comunicador de divulgação científica, promovendo a temática da Astronomia através de palestras públicas, artigos, exposições fotográficas, sessões guiadas de observação nocturna, workshops e cursos de astrofotografia privados e em grupo. Ao longo da última década especializou-se na astrofotografia de paisagem ou skyscapes, um conceito que visa a “união” entre o Céu e a Terra valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico, e abordando de forma educativa e científica o Universo, que repleto de estrelas, passa despercebido à maioria das pessoas, dedicando actualmente também grande parte do seu trabalho a imagens que traduzem a beleza do Céu Profundo captadas a partir do Observatório Oficial do Dark Sky® Alqueva, na Cumeada. É o astrofotógrafo oficial do Dark Sky Alqueva – o primeiro destino do mundo certificado como “Starlight Tourism Destination”.  É Foto Embaixador do ESO – European Southern Observatory – (ESO Gallery by M.Claro), colaborador do site americano Space.com e membro fotógrafo do TWAN (The World at Night) representando Portugal (TWAN gallery by MClaro). Premiado em diversos concursos de fotografia nacionais e internacionais, já foi conferencista em duas edições TEDx realizadas em Lisboa e Caldas da Rainha, e no CEDIC´17 “Central European Deepsky Imaging Conference” na Áustria. É autor de dois livros, “Astrofotografia – Imagens à luz das estrelas”  (esgotado) e “Dark Sky Alqueva – O Destino das Estrelas / A Star Destination“ (esgotado), da editora Centro Atlântico. Colabora regularmente com a revista National Geographic, Astronomy magazine (EUA), Astronomy Now (Reino Unido) e Ciel et Espace (France). É representado pela agência de imagens Science Photo Library (UK). As suas imagens têm percorrido e mundo e já foram distinguidas pela NASA como APOD – Astronomy Picture of the Day e EPOD – Earth Science Picture of the Day .

Photo Shape Editor: https://www.tuxpi.com/photo-effects/shape-tool

Rebecca Slade

Coordenadora da Sustentabilidade e Actividades

Rebecca Slade é a especialista em Turismo Sustentável e Ecologia do Dark Sky® Alqueva. Formada em Ecologia e Conservação da Vida Selvagem e com Mestrado em Turismo e Gestão de Hospitalidade da Universidade de Bournemouth no Reino Unido.

A sua paixão pela natureza e pelo meio ambiente levou-a a vários pontos do mundo, trabalhando em projectos que promovem o desenvolvimento da comunidade local com impactos negativos mínimos sobre o meio ambiente. Depois da Conservação Marinha e Pesquisa na Grécia e Madagascar, de testemunhar a batalha contra a caça furtiva em Moçambique e a Conservação de Borboletas e Desenvolvimento de Subsistência no Camboja, regressou a Portugal para ajudar a preservar os nossos céus estrelados e incentivar a sustentabilidade no Alentejo.