03 Jul Dark Sky® Alqueva recebe John Williamson para duas talks sobre o uso de vídeo jogos no ensino das ciências
Inscrições: alqueva.darksky@gmail.com
Indicar o(s) nome(s) e no assunto Talk dia 7 de Julho.
As talks serão realizadas em Inglês.
Das 9H00 às 10H30
Talk sobre como “Usar os Video jogos para se Conectar com os Jovens”. Público alvo: adultos
John Williamson irá falar do uso de video jogos para interessar os jovens pelas ciências, quais as ferramentas ao dispor dos monitores/ guias/ professores para criar jogos incluindo as gratuitas, e a importância da realidade virtual.
Será dado destaque à componente da astronomia pois no caso do Dark Sky® Alqueva é importante promover ferramentas que possam ajudar a divulgar esta ciência aos jovens, sejam residentes ou turistas.
Das 11H00 às 12H30
Talk sobre “Como fazer o seu próprio video jogo”. Público alvo: jovens estudantes.
Nesta talk os jovens poderão conhecer e falar com o John sobre a utilização dos video jogos de uma forma construtiva e como desenvolver os seus próprios jogos no âmbito da aprendizagem das ciências.
Sobre o speaker: John Williamson é um defensor da educação que defende o uso de jogos de vídeo para manter os alunos – especialmente as meninas e outros grupos sub-representados – interessadas em disciplinas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Williamson também demonstra como a audiência pode criar suas próprias ferramentas e jogos. Ele pode discutir e fornecer exemplos de como jogos de vídeo estão sendo usados para tratar tudo desde PTSD (Perturbação de Stress Pós-Traumático) a fobias de vítimas de queimaduras, bem como a mostra de jogos educativos podem ajudar a explicar a definição de práticas eleitorais, as alterações climáticas, as dificuldades encontradas por civis nas zonas de combate, a desigualdade económica, e outros tópicos. Williamson é também um especialista na evolução da Realidade Virtual, que ele prevê que será uma das maiores novidades de 2016.
Esta acção é realizada em cooperação com a Embaixada dos Estados Unidos da América e conta com o apoio da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.